“Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou...”

Entre os fantásticos privilégios do ser humano sobre as demais espécies animais, está aquele que, sem dúvida, é o maior de todos: a capacidade de pensar e, pensando, usufruir do livre-arbítrio, que nos possibilita escolher o que queremos para nossa vida.

Nem sempre, porém, no momento certo, sabemos o que queremos e, às vezes, escolhemos ou agimos mal, muito mal. Amargamos, então, maus pedaços com uma das nossas piores sensações – a certeza de ter errado, principalmente nas relações humanas.

E é aí que somos salvos pelo discernimento, a capacidade de pensar, que, num passe de mágica, nos mostra o remédio: o arrependimento e o desejo de pedir perdão. A possibilidade, ou melhor, a esperança do perdão, de zerar os nossos erros  e  recomeçar imbuídos da vontade de acertar nos enche de alegria e abre um leque de inúmeras oportunidades de sermos mais felizes, por cuidarmos da felicidade do outro.

Recomeçar, uma das mais interessantes palavras da língua portuguesa, pela importância do significado que carrega. Nunca se recomeça pensando em repetir os mesmos erros ( infelizmente, por sermos humanos e falíveis, podemos até incorrer em erros outra vez, mas são erros “novos” – a intenção de fato é acertar!).  Erguer a cabeça, sacudir a poeira dos momentos ruins, e poder recomeçar é a certeza de que a vida sempre nos apresenta novas oportunidades, chances reais de encontrar saídas e novos caminhos para atingirmos nossos objetivos.

Vivemos um momento especialmente propício à esperança e à alegria – o início de um novo ano, repleto de sonhos e projetos engavetados, implorando para serem realizados: aquela dieta para emagrecer uns quilinhos, urgentíssima, mas sempre adiada; aquela grande arrumação nos armários; aqueles almoços prometidos a familiares e amigos queridos; aquela viagem dos sonhos sempre deixada para depois; aqueles projetos de novos cursos, novo emprego em outra atividade...

Não nos faltam sonhos e projetos (estamos vivos, graças a Deus!) e um ano inteiro à nossa frente, maravilhoso, para usarmos como quisermos. Falta-nos apenas a certeza absoluta de que QUERER  É  PODER.  E arregaçar as mangas, é claro!


0 comentários :