Mas em que mundo estamos, onde os jovens só pensam em se divertir e não querem saber de estudar, de se preparar para um bom futuro profissional? Que espécie de pais e mães serão estes jovens completamente irresponsáveis? Como será o futuro do nosso país nas mãos destes jovens?
E por aí vão os prognósticos mais nefastos e alarmistas, que injustamente generalizam o comportamento de todos os jovens, com base num grupo de rapazes e moças desorientados, sem objetivos de vida, sem planos para o futuro e muitos deles já envolvidos, ou prestes a se envolverem, com o submundo das drogas e da criminalidade.
A compaixão por esses jovens sem rumo e seu retorno à vida saudável e produtiva é dever urgente de todos nós - poder público e sociedade civil. Mas extremamente importante, também, é entender que este lamentável desvio de conduta não é a regra e não pode permitir nosso desencanto com relação à juventude como um todo, que é e será sempre sinônimo de alegria, estudo e sonhos de um futuro promissor.
Com um histórico de mais de quarenta anos de convivência diária e superagradável com jovens, sinto-me impelida a usar minha experiência para reverter essas opiniões, muitas vezes bastante injustas sobre a juventude atual, tão mal compreendida em seus reais anseios, que em nada diferem em sua essência dos anseios dos jovens de todas as épocas.
Percebe-se hoje, entretanto, por parte de muitas famílias e da escola, um excesso de tolerância quanto a condutas inaceitáveis de jovens que, de forma absolutamente equivocada, acabam entendendo que não há limite para mais nada na vida em sociedade. Assim, usam e abusam dos seus direitos, mas não querem tomar nem conhecimento dos seus mínimos deveres. Estes são os responsáveis pela imagem negativa que muitos têm da juventude atual. Mas eles são a minoria!
Os jovens, em sua imensa maioria, conhecem e respeitam, sim, os padrões de conduta desta sociedade, que se modernizou bastante com relação à liberdade individual, mas continua estabelecendo os seus limites, importantes e necessários para a felicidade de todos.
O que esperar, então, dos jovens de hoje?!
Tudo de maravilhoso que se espera dos jovens de todas as épocas: alegria, entusiasmo, sangue novo, sonho de estudar e trabalhar por uma sociedade melhor, arregaçar as mangas com FÉ e ser os protagonistas de um mundo novo!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)

0 comentários :
Postar um comentário