“Onde está o rigor está o vigor”

Sobre comportamento de crianças, jovens e até mesmo de muitos adultos, nada mais necessário e urgente hoje do que a mensagem destas palavras completamente atuais, apesar de tão antigas. Este provérbio latino eu o ouvi, faz tempo, numa reflexão interessantíssima de um padre e jamais esqueci a sua importância como excelente princípio disciplinador.

“Princípio o quê?” – aqui muitos já estremecem só de ouvir qualquer palavra que lembre disciplina, ordem... Que são associadas hoje a autoritarismo e repressão. Infelizmente, muitas pessoas não se dão conta de equívocos lamentáveis no significado de certas palavras, por exemplo: autoritarismo e autoridade, cujo sentido, na verdade, é bem diverso.

Enquanto o autoritarismo pressupõe arbitrariedade, imposição de normas e condutas muitas vezes absurdas, e até revoltantes, a autoridade é a liderança natural, do bem, a velha e boa hierarquia, que apresenta padrões corretos de comportamento, necessários ao bom desenvolvimento das pessoas, à organização da família e da sociedade.  E o melhor: bem aceitos por todos!

 Exemplos não faltam de que onde está o rigor (a exigência) está o vigor ( a força, a energia). Situações quotidianas e aparentemente insignificantes tornam-se cada vez mais frequentes: inúmeras crianças e jovens hoje escrevem com letras  bastante desleixadas e quase incompreensíveis. E muitos pais e professores aceitam, “numa boa”!  Há algumas décadas, as tarefas escolares só eram aceitas com boa letra e o necessário capricho. Do contrário, era preciso refazer. E aí, quem será que se beneficiou com esse rigor?!  Ganha um doce quem acertar... 

E assim caminha boa parte dos jovens da atualidade. A mesma frouxidão que banaliza o relaxamento da letra está presente em aspectos bem mais sérios de suas vidas, em que a disciplina e seus irmãos gêmeos - hierarquia e limite -  deveriam formar o tripé indispensável à formação dos cidadãos equilibrados e felizes que a família e a escola têm o dever de entregar à sociedade.

Parodiando o ditado popular, podemos dizer, com convicção:

Prudência, caldo de galinha e disciplina nunca fizeram mal a ninguém.

Salve, portanto, o provérbio latino “Onde está o rigor está o vigor”!



0 comentários :